“O silêncio das Máquinas e a Voz da Alma": a reflexão de Dino d'Santiago
19 de Março, 2025

No recente artigo de opinião "O silêncio das máquinas e a voz da alma", publicado no site do Expresso, Dino D'Santiago expressa uma profunda inquietação sobre a crescente influência que a Inteligência Artificial (IA) tem na criação musical.  Foi o momento em que ouviu a sua voz ser replicada por uma aplicação de IA, e consequente sensação de perda de autenticidade que isso lhe trouxe, que o levou a esta reflexão.

A AUDIOGEST partilha as preocupações manifestadas pelo músico e compositor no seu artigo de opinião e reafirma o compromisso na proteção do trabalho criativo e artístico, para que a adoção de novas tecnologias respeite e valorize a originalidade da música produzida por seres humanos. Sabemos que a IA é uma ferramenta poderosa e que será amplamente utilizada no contexto da produção musical, tal como é noutras áreas, mas nunca deve substituir a expressão artística genuína nem atropelar a Propriedade Intelectual e os Direitos de Autor. 
Como bem aponta Dino D’Santiago: "O perigo não está no advento da máquina. Está no dia em que aceitarmos a perfeição sem alma, o brilho sem suor, a criação sem criador."

O artigo de opinião de Dino d’Santiago está disponível aqui.

Outras notícias
ALTERAÇÕES ÀS CONDIÇÕES DO CONTRATO DE LICENCIAMENTO NO ÂMBITO DO RGPD
10 de Outubro, 2018

Com a entrada em vigor do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) no dia 25 de maio, a ...

BALCÃO DE ATENDIMENTO DA PASSMÚSICA ABRE NA LOJA LISBOA ENTRECAMPOS
21 de Janeiro, 2019

Protocolo de 1 ano com a Câmara Municipal de Lisboa contempla integração de um balcão...

Peça já a sua licença.
Click here to see your activities