A segunda edição dos Diálogos Culturais Luso-Brasileiros acontece este ano em São Paulo, reunindo autoridades, especialistas e agentes do setor cultural para debater desafios e oportunidades no intercâmbio cultural Portugal e Brasil. Entre os participantes em destaque está Miguel Carretas, Diretor-Geral da AUDIOGEST, que integrará o painel sobre o impacto da Inteligência Artificial no setor da música.
O evento, que acontece ao longo do dia 20 de fevereiro, visa fomentar parcerias culturais e desenhar políticas públicas de incentivo à cultura e ao desenvolvimento económico, e contará também com a presença das Ministras da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, e do Brasil, Margareth Menezes, que abrirão os debates com um diálogo sobre políticas públicas para a cultura, diversidade e ações conjuntas.
No Painel 2 – Dedicado à Música, Miguel Carretas participará de uma discussão essencial sobre os desafios e oportunidades para a indústria musical num momento em que a Inteligência Artificial ganha terreno, abordando questões como a proteção dos direitos autorais no ambiente digital, o papel da tecnologia na criação e distribuição de música e os impactos para os artistas e produtores musicais. O painel contará também com a presença de Dino D’Santiago e Criolo (ambos músicos nomeados ao Grammy Latino), Marcos Souza (Secretário de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura), Sydney Sanches (Presidente do Instituto dos Advogados do Brasil), com moderação de Ricardo Castanheira (SVP Políticas Públicas Europa e Latam da Sony Music).
O evento representa uma importante plataforma de cooperação cultural, reforçando os laços históricos e linguísticos entre Portugal e Brasil, e promovendo o intercâmbio de ideias entre os setores criativos. Além do debate sobre música, a programação inclui painéis sobre políticas públicas culturais, media e conteúdo, literatura e edição, património cultural e turismo, além das coproduções audiovisuais.
A participação de Miguel Carretas reflete a importância crescente do debate sobre a evolução do mercado musical e os desafios que as novas tecnologias impõem à gestão dos direitos autorais. Como representante da AUDIOGEST, organização que atua na defesa e gestão coletiva dos direitos dos produtores fonográficos em Portugal, sua presença reforça o compromisso em fomentar um ambiente digital mais justo e sustentável para os profissionais da música.
A primeira edição dos Diálogos Culturais Luso-Brasileiros aconteceu em Lisboa, em 2023, por ocasião da visita oficial do Presidente Lula da Silva a Portugal, e foi organizado pela Casa da América Latina em parceria com a AUDIOGEST.
O evento tem como objetivo fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, promovendo trocas de experiências entre as comunidades artísticas e as indústrias criativas dos dois países. O evento visa fomentar parcerias culturais e desenhar políticas públicas de incentivo à cultura e ao desenvolvimento económico.
Com a entrada em vigor do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) no dia 25 de maio, a ...
Protocolo de 1 ano com a Câmara Municipal de Lisboa contempla integração de um balcão...